Milhares de aposentados e pensionistas terão seus benefícios bloqueados no fim de maio

Milhares de aposentados e pensionistas terão seus benefícios bloqueados no fim de maioNesse mês de maio, os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida terão seus benefícios bloqueados. Mais de 474 mil aposentados e pensionistas não realizaram sua renovação até o momento.

O recadastramento que é obrigatório teve o prazo para realização da atualização da senha até o dia 30 de dezembro do ano passado. Os aposentados e pensionistas que tiverem os benefícios bloqueados só poderão sacar seus devidos valores no fim do mês que vem e no começo de junho, após concretizarem o processo de prova de vida.

Conforme informações do Dr. Willi Fernandes, advogado da APABESP - Associação Paulista dos Benefíciários da Seguridade e Previdência o pagamento seguirá com código de bloqueio. “O dinheiro ficará bloqueado e são os bancos que vão informar ao aposentado sobre o bloqueio na hora do saque. Assim, o segurado só poderá sacar seu benefício quando validar seus dados. A prova de vida é feita por meio da renovação da senha utilizada para recebimento do benefício” disse.

Para realizar o recadastramento basta comparecer a qualquer momento na agência bancária em que recebem os benefícios, munido de documento de identificação com foto. Contudo, apesar de ser um procedimento simples, a não realização causa a cessação do benefício e caso isso ocorra, o segurado deverá se submeter a todos os procedimentos para requerimento de um novo benefício.

“O recadastramento para prova de vida é muito importante para o segurado, uma vez que é uma arma importante contra fraudes. Contribui com a diminuição do contingente de crimes de fraude previdenciária, como recebimento por parente de benefício de segurado já falecido” alerta.

Nos casos dos aposentados e pensionistas que não puderam fazer a prova de vida por diversos motivos, é necessário fazer uma procuração para que seu representante realize a atualização dos seus dados.

Para sanar mais dúvidas a respeito da prova de vida entre em contato com Associação Paulista dos Benefíciários da Seguridade e Previdência pelo telefone (11)3113 - 5165.